quinta-feira, 24 de junho de 2010

O que é o "Bullying" ?


Você sabe o que é o bullying? Em português pode ser traduzido como “valentão, ameaçar ou intimidar”. É uma situação onde atos agressivos físicos e verbais por partes de alunos ou colegas de sala.

Na maioria das vezes esse ato tem características como os apelidos criados para humilhar os colegas. Algumas vezes a vítima possui poucos amigos, são passivos, quietos e não reagem efetivamente aos atos de agressividade sofridos. Muitos passam a ter baixo desempenho escolar, resistem ou recusam-se a ir à escola, chegando a simular doenças. Trocam de colégio com frequência ou abandonam os estudos. Algumas pesquisas indicam que alguns agressores têm personalidade autoritária, que tem uma grande necessidade de dominância e de controle. Exemplos dessas práticas:

·         Insultar a vítima acusá-la de ser uma inútil.

·         Ataques físicos frequentes.

·         Espalhar rumores falsos sobre a pessoa.

·         Fazer com que a vítima faça algo que ela não gostaria de fazer, ameaçando-a.

·         Comentários absurdos sobre a família, moradia, aparência pessoal.

·         Chantagens

·         Fazer com que a vítima passe vergonha na frente de todos.

Uma das práticas que está sendo usadas hoje é o cyberbullying, onde se cria uma página na internet, com informações falsas sobre a vítima, publicação de fotos, falar coisas absurdas, fazendo a vítima passar humilhação, por mentirosa (...).
O que a escola deveria fazer é saber distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. (o que não é muito difícil, pois existe um professor na sala de aula e ele tem o direito de fazer com que cessem esse tipo de brincadeira). À medida que devia ser adotada pelas escolas para o controle do Bullying seria formar uma cultura de NÃO A VIOLÊNCIA.
É uma iniciativa ao grupo de alunos que adotam contra um ou vários alunos, em situação desigual de poder, causando intimidação, medo e danos morais aos outros. Essa medida tem o objetivo de conscientizar os alunos a respeitarem as diferenças evitando assim a queda do desempenho escola, isolamento e abandono dos estudos.

OBS: Se você é vitima de bullying procure os seus pais, diretores, professores e converse sobre o caso, com certeza eles irão tomar uma providência, o que você não pode fazer é ficar parado. 


                                                                                                       @jessycaklebis

Nenhum comentário:

Postar um comentário